Programa Integrado de Convivência e Criatividade

O Programa “Arte do Encontro Criativo”, é pautado na metodologia da Teoria U e fortalece os vínculos humanos, a co criação e a saúde social.

Esse programa é um convite a todas as pessoas, grupos e organizações que buscam atuar na vida e no mundo com novas percepções, sensações e capacidades.

Em que momento vivemos? Vivemos em um momento crítico marcado por falhas individuais e coletivas, nossa sociedade está doente.

O sistema em que estamos inseridos está criando resultados que ninguém quer. Nossas ações cotidianas estão cada vez mais nos conduzindo à desigualdade social, à falta de valores, a muitas doenças e a uma sociedade feita por pessoas desconectadas, que passam pela vida sem paixão, guiadas por hábitos pouco produtivos e saudáveis.

A causa destas falhas é o fato de estarmos cegos para as questões mais profundas da nossa existência, e, por essa razão, não sabemos como liderar e transformar nossa vida e nosso mundo.

Este ‘ponto cego’ existe não só nas lideranças individuais ou coletivas, mas também nas interações sociais diárias. Somos cegos em relação à fonte de onde vêm as verdadeiras mudanças benéficas para nós e para nosso entorno.

Esses desafios são trabalhados com a Teoria U, criada por Otto Scharmer, professor do MIT.
A Teoria U propõe que a qualidade dos resultados que obtemos em qualquer tipo de sistema individual ou social depende da qualidade de atenção, presença e consciência de que dispomos.

Para ajudar as pessoas a acessar as chaves mais profundas do aprendizado, criando, dessa forma, novas possibilidades de transformação, eu levo os Encontros com a Teoria U à empresas, grupos e pessoas.

O caminho proposto nestes encontros possui 7 etapas. Em cada uma delas é trabalhado o “PRESENCIAR”, ferramenta que nos permite encontrar novas ideias para os mesmos problemas.

1º Encontro: Nível Comum
Partindo do ambiente habitual, entramos em um estado de observação e constatação de quais são os paradigmas e conhecimentos que regem a era contemporânea. É a recuperação dos padrões do passado.

2º Encontro: Nível Mente Aberta
Em seguida, no novo estágio, tudo passa a ser deixado para trás. É hora de deixar ir os julgamentos, modos de pensar e agir. Agora, o objetivo é enxergar os fatos com um novo olhar.

3º Encontro: Nível Coração Aberto
A abertura para uma nova direção. Como diz Otto, ‘observação, observação, observação’. É hora de sentir o que é realmente importante para a questão que está sendo trabalhada.

4º Encontro: Nível Vontade Aberta
O nível mais profundo e complexo. Buscamos acessar a FONTE, o ponto a partir do qual todas as mudanças acontecem e a partir de onde nada é mais o mesmo.

5º Encontro: Cristalizando
Deixar ir para que novas ideias e possibilidades surjam e possam ser integradas.

6º Encontro: Prototipando – Agindo a partir do Novo
A hora do alinhamento – cabeça, coração e mãos – a favor de uma mesma direção. A hora de criar e dar vida às novas soluções. Uma ação desponta a partir do novo.

7º Encontro: Performando
A nova realidade. Os resultados de novos projetos e experiências.

E por que você deve participar dessa jornada?

O propósito central desse programa é que cada participante acesse a fonte do seu próprio ser, percorrendo o caminho rumo ao novo, um futuro melhor a todos e que está ‘esperando para nascer’, – uma experiência conhecida como ‘Presenciar’. Essa experiência geralmente traz ideias para superar desafios e permite a criação de uma realidade saudável que costumava ser vista como impossível.

A Teoria U mostra que o ‘Presenciar’ pode ser desenvolvido. Durante este encontros, encontramos o portal que nos convida a abrir mão de tudo o que não é essencial. O processo de ‘abrir mão’ (do nosso velho ego) e deixar vir (as maiores possibilidades futuras: o self) faz a ponte para uma mina mais profunda de conhecimento, permitindo, assim, que grandes mudanças aconteçam.

Nestes encontros, abrimos a mente, o coração e a vontade para vivermos momentos de grandes descobertas, profundas compreensões, para assim curarmos a nós e nosso entorno.

O Seminário ” A ARTE DO ENCONTRO CRIATIVO” transforma a capacidade de presença dos participantes para melhor, conduzindo a todos a uma saudável convivência, novas capacidades criativas e valores humanos.

O Programa também pode ser aplicado a empresas e grupos interessados em uma nova maneira de ver o mundo e de entender o nosso papel em sua co-criação.

Contrate: enviar e-mail para lucianabemser@gmail.com.

E se tiver interesse em participar deste programa, escreva para lucianabemser@gmail.com

Cadastre seu e-mail se quiser receber informações sobre atendimentos, cursos, eventos e palestras.