TEORIA U – O Despertar do Futuro Emergente

A Teoria U é uma metodologia que utiliza um conjunto de ferramentas e práticas que auxiliam indivíduos e equipes a promoverem profundos processos de mudanças, aprendizagem e inovação, o que, consequentemente, contribui para o aumento do bem estar e da conexão e produtividade de todos.

Essa metodologia está sendo utilizada por organizações e indivíduos que pretendem encarar os seus problemas e otimizar à sua maneira de gerar soluções criativas, livres e responsáveis.

O conceito ganhou o mundo a partir do livro “Teoria U” de Otto Scharmer, professor e economista do Massachusetts Institute of Technology (MIT) nos Estados Unidos. Há anos ele estudava os processos de mudanças organizacionais focando em ajudar as organizações a lidarem com seus problemas a partir de um pensamento sistêmico.

Desde então a metodologia vem sendo empregada por líderes em suas estratégias de inovação em todo o mundo.

A sua forma em U é explicada pelo caráter visual de descida e subida dessa jornada dividida em três etapas que são cíclicas: primeiramente o indivíduo deve descer o U e conectar-se com o ‘sentir’ enquanto livra-se de todos os seus pré-julgamentos, questionando os seus próprios modelos mentais e observando a realidade além dos seus filtros; em seguida ele chega ao lugar mais fundo do U aonde irá conectar-se com o ‘estar presente’, descobrindo a si mesmo, suas visões e propósitos; por fim inicia-se a subida do U, que está conectada à realização, etapa para a elaboração de um protótipo que represente as visões e propósitos, dando forma real às ideias que surgiram no processo.

Pensando em inovação da saúde e no bem estar das pessoas, a Bemser Saúde leva as empresas essa metodologia como um auxílio para a criação de novos modelos voltados a saúde individual, sistêmica e social.

Para saber mais sobre essa jornada, acesse a Arte do Encontro Criativo, um workshop pautado na metodologia da Teoria U, em serviços.

 

Voltar para Home