SALUTOGENÊSE: O FUTURO DA SAÚDE

SALUTOGENÊSE: O FUTURO DA SAÚDE

Você está sendo apresentado a um novo conceito de saúde composto pelas palavras gregas saluto: saúde, e gênese: origem, significando a origem da saúde.

O paradigma na medicina em vigor aproximadamente nos últimos trezentos anos é a patogênese, composta pelas duas palavras gregas pathein: sofrer, e gênese: origem, significando a origem do sofrimento, ou seja, da doença.

A patogênese pesquisa a origem da doença e segue o conceito da prevenção, já a Salutogênese busca a origem da saúde e segue o conceito da promoção.

Salutogênese é o conceito, criado pelo pesquisador Aaron Antonovsky em 1979, para designar as forças que geram saúde, e se opõem à patogênese, ou seja, às influências que causam a doença. Segundo Antonovsky, caso fossem potencializadas as forças sanadoras que se opõem ao estímulo causador de doença, seria possível evitar que as pessoas adoecessem. Portanto, é missão desse novo paradigma propor a todas as pessoas, formas de estimular e preservar esta força.

Antonovsky chamou de ‘senso de coerência’ o principal fundamento da salutogênese. Senso de coerência significa um estado de harmonia e bem-estar com o meio social, familiar e consigo mesmo.

O conceito de salutogênese, tem sido utilizado por mim como Especialista em Saúde Integral que trabalha com qualidade de vida, para definir quais as áreas que são críticas para que o indivíduo se sinta bem e saudável em qualquer ambiente.

Um dos mistérios da salutogênese é a noção de que saúde e doença não são extremos opostos, mas circunstâncias qualitativas e gradativas da dinâmica RESISTÊNCIA x NÃO RESISTÊNCIA, sempre atuante no indivíduo em sua relação com a vida. Pensando assim, uma crise pode ser uma circunstância essencial para a saúde e não a permanente ausência de dificuldades.

As pessoas que saem vitoriosas de uma crise, são aquelas que acessaram um mistério da vida, esse mistério se refere a capacidade do indivíduo em aprender a mobilizar mais intensamente tais recursos de resistência, e é disso que se trata esse novo conceito.

A Organização Mundial da Saúde, ao redefinir saúde como sensação de bem-estar físico, psíquico e social, tem trabalhado no mesmo sentido.

Entretanto, apesar de bem discutida do ponto de vista teórico, a salutogênese ainda carece de ações práticas.

Pensando em métodos práticos e aplicáveis, voltados para a manutenção e promoção da saúde, a BEMSER saúde, leva a indivíduos, grupos e organizações o “PROGRAMA INTEGRADO DE PROMOÇÃO DE SAÚDE em consonância com a teoria da salutogênese, para contribuir com a saúde e ampliar o bem-estar para um estado de bem-ser.

BEMSER saúde propõe práticas que reforçam os valores fundamentais do ser humano, como as relações humanas, a espiritualidade, hábitos de vida saudáveis, tudo isso associado à prática regular de métodos que irão auxiliar os indivíduos em seu equilíbrio interno e externo, criando assim o ambiente ideal para que este desperte e se conecte com as fontes de saúde propostas por esse novo conceito de saúde “ A Salutogênese”.

Nesse ambiente, fica reduzido o campo para alguma doença se instalar. Por isso, ações dessa natureza podem evitar uma porcentagem significativa de muitos dos males que nos afligem hoje em dia.

Para entrar contato com esse novo conceito de saúde, entre em contato comigo, contrate a palestra Saúde Regenerativa e o Programa Integrado de  Promoção de Saúde. Saiba mais em serviços.

Voltar para Home

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *