O QUE É DESENVOLVIMENTO HUMANO?

O QUE É DESENVOLVIMENTO HUMANO?

O QUE É EXATAMENTE DES-ENVOLVER?

O conceito de desenvolvimento humano nasceu definido como um processo de ampliação das escolhas das pessoas para que elas tenham capacidades e oportunidades para serem aquilo que desejam ser. Diferentemente da perspectiva do crescimento econômico, que vê o bem-estar de uma sociedade apenas pelos recursos ou pela renda que ela pode gerar, a abordagem de desenvolvimento humano procura olhar diretamente para as pessoas, suas oportunidades e capacidades.

Considerando que tudo o que a gente vê no mundo são consequências de ações humanas e que muitas dessas ações, digamos assim, não estão favorecendo a vida, assim como o bem-estar de nossa humanidade, penso que desenvolvimento humano é um tema que deve ser considerado importante nos dias de hoje.

Abarcando a minha realidade pessoal, encontrei na Antroposofia um caminho seguro para trabalhar e compreender de uma forma mais profundo esse tal desenvolvimento humano.

A Antroposofia significa a sabedoria do ser humano, mas além da sabedoria terrena, ou seja, àquilo que o Ser Humano conseguir aprender- saber nessa vida terrena, essa ciência também abarca aquela sabedoria que pode ser adquirida considerando a vida espiritual.

Trabalhar com os conceitos da Antroposofia possibilita ampliar e enriquecer a prática de qualquer atividade humana com uma abordagem “nova” que engloba a consciência humana, morada do ser espiritual atuante.
Em um trabalho permeado por essa visão, sempre haverá o elemento sagrado, o Eu superior, permeando toda a vida humana.

E quanto mais se dá atenção a este elemento superior e sagrado, presente e atuante em qualquer vida humana, mais se compreende a dinâmica das relações humanas (eu-self, eu-outro, eu-mundo) e mais se percebe o colorido da vida.
Existe dois modos de estarmos no mundo, o sagrado e o profano, levarmos a vida prática essa ciência é uma forma de resgatarmos o elemento sagrado em nossas relações com a gente mesmo, com o outro e com a terra.

Existem muitas formas para se resgatar o elemento sagrado presente na vida de todo e qualquer ser humano, em meu trabalho costumo dizer que atuar desta forma é cuidar da saúde global.

A ferramenta que utilizo para esse cuidado é o DESENVOLVIMENTO HUMANO.

O que é exatamente des-envolver-se? Será que o ser humano nasce envolvido em algo que precisa ser desenvolvido?
Segundo a Ciência Antroposófica existem três padrões de desenvolvimento:
Desenvolvimento Biológico
Desenvolvimento Psicológico
Desenvolvimento Espiritual

Trabalhar de forma a facilitar o desenvolvimento humano, é considerar esses padrões e suas respectivas épocas. Não é intenção deste artigo entrar em detalhes sobre Biografia Humana, mas sim, restaurar estas ligações sagradas entre o ser humano e seu self em relação ao desenvolvimento espiritual, o ser humano e o outro, considerando o desenvolvimento psicológico e o ser humano e a terra, considerando o desenvolvimento biológico.

Hoje podemos ver claramente os efeitos deste distanciamento do ser humano em relação a ele mesmo, ao self, ao outro ser humano e a terra.

Basta olhar para os resultados de nossas ações que veremos que estes são frutos dessa desconexão. E o caminho para a conexão é o desenvolvimento humano abarcando o sagrado da vida.

Assim, por um intermédio de um trabalho de desenvolvimento humano pautado pela consciência, tudo passa a fazer mais sentido quando se abarca a realidade espiritual.

E nesse encontro do ser humano com o sentido da vida nasce a saúde global, nasce a possibilidade da transformação constante aquecendo a coragem de viver, de forma que a saúde possa enfim ser revelada pelas forças do coração.
Além da saúde, o que também se espera desse caminho de desenvolvimento humano onde o elemento sagrado é considerado, é que, à medida que o ser humano vai adquirindo experiência, vão ocorrendo mudanças em sua conduta para consigo, com o outro e com a terra, de forma a aprimorar sempre mais o seu SER.

E dessa forma, aos poucos, e de forma crescente, espera-se que esse indivíduo comece a atuar no mundo realmente para o BEM COMUM.

Entendo que esta deve ser a intenção principal de nosso DES-ENVOLVER.

Se esse artigo fez sentido para você, compartilhe, comente e curta!

Eu sou LUCIANA FERNANDES, Especialista em Saúde Integral e atuo como Consultora em Saúde através do Novo Aprendizado do Adulto e da Metodologia da Teoria U e sou Facilitadora de Processos de Desenvolvimento Humano.
Ministro palestras, cursos, oficinas e seminários voltados ao desenvolvimento saudável do adulto no ser humano sob o olhar da Ciência Antroposófica.

Criei a BEMSER saúde para levar esse novo conceito de saúde além do bem-estar para todas as pessoas, pois afinal, a doença começa quando ser deixa o SER pelo Ter.
Tenho um canal do youtube que fala sobre a construção de um mundo melhor através da consciência e da verdade de cada um, caminho seguro para a vida e para a saúde global.
Cadastre-se no canal Bemser Saúde de Luciana Fernandes do youtube.
https://m.youtube.com/LucianaFernandes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *